top of page

Breve história de um sonho que se fez escola

Foto Professora Ljiljana Bio.jpg
Decreto ADL Bio.jpg

​Nossa
História

Em 2004, a bailarina profissional de dança clássica e dança carácter Ljiljana Urosevic da Silva realizou o seu sonho de criar uma “escola de dança para todos”. Fê-lo com a ajuda de dois colaboradores, Sandra Areia e João Vaz e com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e hoje a ADL, Associação de Dança de Lagos Ljiljana Urosevic da Silva é uma referência internacional no ensino da modalidade (Academia Agrippina Vaganova de São Petersburgo). A ADL nasceu da vontade e de um desejo antigo da sua fundadora, em proporcionar a todas as crianças, com maior ou menor disponibilidade financeira, a oportunidade de poderem concretizar o seu sonho de aprender a dançar ballet.  Atualmente a ADL, recebe alunos de mais de 20 países e exibe prémios ganhos em palcos nacionais e internacionais, orgulhando-se da sua história e preparando o seu futuro em prol de todos os que amam a dança. 

A ADL é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de divulgar e promover o ensino da dança, possibilitando o acesso desta prática a todas as crianças com aulas de vários géneros de dança que decorrem no Espaço Jovem, em Lagos.

 A ADL reflete a excelência, a beleza e o perfil internacional da cidade de Lagos, cidade de que se orgulha e que dignifica ao trazer para Casa medalhas em competições como a Dance World Cup, All Dance Portugal, Art Without Borders e Destination Dance Competition.  Oferece a oportunidade de ensino em danças clássica, jazz moderno, contemporânea, carácter (étinca), sapateado americano e outros géneros, a alunos a partir dos 3 anos, que apresenta ao público em espetáculos no Centro Cultural de Lagos e em participações em eventos escolares e culturais do Município.

 

Em 2020, a Prof. Ljiljana Urosevic da Silva confia a Direção da ADL a Associados que continuarão a trabalhar no sentido de reunir as condições exigidas para o ensino articulado, dando continuidade ao sonho da sua fundadora.

 

 PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES DA ADL

- Dance World Cup 2011, Paris

- Dance World Cup 2012, Villach, Áustria 2012: destaque para o prémio ‘Melhor Grupo de Dança Nacional e Folclórica’ com a coreografia “Lezginka” da professora e coreógrafa Marina Khametova.

- Dance World Cup 2013, Brighton, Inglaterra

- Dance World Cup 2016, Ilha de Jersey, Inglaterra

- Dance World Cup 2017, em Offenburg, Alemanha: troféu bronze com a coreografia “Kuban Cossacks” e troféu de ouro com a coreografia “Mountain Dance”. Marina Khametova foi a coreógrafa de ambas coreografias medalhadas e continua hoje a ser uma das responsáveis por muitas das premiadas internacionalmente.

Foto Mountain Dance Bio.jpg

- All Dance Portugal 2020, Santa Maria da Feira

 - All Dance Portugal 2021, Santa Maria da Feira 

- All Dance World 2021, Orlando, E.U.A.: com destaque para a aluna Olesia Vinyk premiada com ouro em dança étina com “Lezginka”, coreografada por Marina Khametova.

- Art Without Borders Portugal 2022, Lisboa

- Art Without Borders Europa 2022, Freiburg, Alemanha:  prémio Melhor Escola de Dança e prémio Melhor Coreógrafo Art Without Borders, atribuído à Professora Marina Khametova.

 

- All Dance Portugal 2022, Santa Maria da Feira

 

- All Dance Europa 2022, Roma: 16 troféus e título de melhor Escola em Dança Étnica.

 

- Destination Dance Competition 2023, em Dublin, Irlanda: destaque para a aluna Mafalda Gonçalves, galardoada com o prémio Melhor Bailarina da Competição.

 

- Destination Dance Competition Finals 2023, Coventry, Inglaterra: destaque em coreografias de dança contemporânea.

 

- All Dance Portugal 2023, Santa Maria da Feira: destaque para o ouro alcançado pela aluna Alexandra Belova com o solo em dança étnica “Baranhya”, coreografada pelo professor e coreógrafo Yuri Stroganov.

 

- All Dance Europa 2023, Tarragona, Espanha: 12 troféus confirmam a ADL como campeã europeia em dança étnica. Destaque dado ao ouro ganho pelas alunas Alexandra Belova, Joana Correia e Laura Susana com “Paseo por Córdoba”, coreografada por Yuri Stroganov, na categoria dança regional espanhola classe pré-jovens.

Foto Paseo por Cordoba

O RECONHECIMENTO DA AUTARQUIA LOCAL

A autarquia de Lagos tem reconhecido o mérito da ADL nas diferentes competições, disponibilizando verba para a deslocação e alojamento da ADL aos diferentes palcos de competição.

Em março de 2017, atribui por unanimidade um voto de congratulação à Associação e, no mesmo ano e também por unanimidade, em reunião pública a 5 de julho, atribuiu-lhe um voto de louvor, reconhecendo desta forma todo o trabalho desenvolvido pela Associação de Dança de Lagos – Alunos, Professores, Pais e Direção. O mesmo feito aconteceria após a brilhante participação da ADL no All Dance World 2021 em Orlando, E.U.A. A ADL continua a elevar a cidade de Lagos a um nível mundial de prestígio na modalidade de dança.

bottom of page